SETEMBRO AMARELO - VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ.
- Fabio Filho
- 7 de set. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de ago. de 2019

O mês de Setembro tem um significado muito importante. Ele é conhecido, desde 2014, como o mês da conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano e o Brasil é o oitavo país com mais suicídios no mundo. Infelizmente, o suicídio ainda é tratado como um tabu na sociedade em que vivemos. Muitos acreditam que as pessoas que cometem suicídio ou desejam fazer isso é fresca, dramática e não possui bravura o suficiente para enfrentar os seus próprios problemas. Por essas e por outras razões que essa campanha é tão importante e necessária, nesse mês inteiro irá ocorrer caminhadas, passeios ciclísticos, abordagens em locais públicos na cidade de São Paulo para ajudar ainda mais na divulgação desse tema tão criticado e visto como sem importância alguma.
Mas vamos saber um pouco mais sobre o suicídio...
Por que isso ocorre? Uma pessoa pode cometer suicídio por inúmeros motivos: Transtorno mental e/ou psicológico, dificuldades financeiras, o abuso de álcool e outras drogas lícitas, entre outros... Porém tem um motivo que, felizmente, está ganhando um grande destaque na mídia ultimamente e merece ser falado repetidamente... O bullying e o cyberbulling. Se você for pesquisar sobre bullying no Google irá encontrar várias notícias sobre crianças e jovens que tiraram a sua vida por não aguentar mais sofrer tanto em suas escolas. Isso é um problema sério e não deve ser trato com insignificância. Bullying não é uma brincadeira feita por amigos que só querem se divertir. Bullying mata. Quanto mais conversamos sobre o bullying e pararmos de tratar esse assunto como algo irrelevante, mais as pessoas vão se conscientizar sobre isso. Se você conhece alguém que está sofrendo bullying, não deixe de ajuda-la e retire-a desse local imediatamente. Você estará salvando uma vida. Uma vida que infelizmente, o suicídio tira.
Um caso que ganhou um grande destaque na mídia em 2012 foi o da canadense Amanda Todd, que infelizmente acabou de forma trágica e cruel com a própria Amanda se suicidando por não aguentar mais o bullying excessivo que estava sofrendo. Com isso, Amanda desenvolveu vários transtornos psicológicos e foi obrigada a mudar de cidade, pois estava sendo vítima de perseguição. Depois desse caso, várias bandeiras foram levantadas sobre o bullying e o suicídio. A mídia canadense fez uma gigantesca divulgação sobre esses assuntos e até um documentário sobre a vida da Amanda, visto por mais de 100 mil pessoas apenas no Youtube.
É importante e extremamente necessário conversamos com as pessoas que sabemos que está agindo de forma diferente e devemos estar sempre alerta a isso. Empatia é a chave fundamental para acabarmos com o suicídio. Uma pessoa que deseja se suicidar precisa de uma alguém que mostre empatia por ela, que mostre que ela é importante, que a vida dela é importante. Muitos acabam cometendo suicídio por se sentirem sozinhos e temos que mostrar para eles que NÃO! Eles não estão sozinhos! Mostre empatia, beije, abrace, demonstre conforto e proteção, converse, seja carinhoso. São esses atos que irá salvar uma vida.
O Setembro Amarelo irá ocorrer o mês inteiro, mas mostre empatia e ajude as pessoas que merecem essa atenção redobrada todos os meses. De acordo com a OMS, 9 entre 10 casos poderiam ser prevenidos no Brasil. Ajude a divulgar essa campanha! Não se cale! Várias campanhas estão rolando pelas redes sociais, principalmente no Facebook. Correntes do bem são sempre bem vindas e conforta a vida de todos.
Se você está passando por algum problema e deseja desabafar, não deixe de acessar o site do Centro de Valorização da Vida. Eles possuem uma plataforma de voluntários treinados que tem como objetivo conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional. Um site que merece total reconhecimento e divulgação pela sua belíssima e nobre campanha. A conversa é totalmente confidencial e pode ser feita pessoalmente também. Visite o site para ter mais informações, ou ligue 141.
Para saber mais sobre o setembro amarelo, visite o site: www.setembroamarelo.org.br/
Fénix - Associação Pró Saúde Mental – Telefone: (11) 32081225 e www.fenix.org.br
Cartilha de combate ao suicídio feita pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina: http://www.cvv.org.br/
Alguns locais com atendimentos psiquiátricos e psicológicos, pelo Brasil, gratuitos e/ou de baixo custo: www.semtranstorno.com.br/
Campanha sobre a prevenção ao Bullying no estado de São Paulo www.chegadebullying.com.br/
Dicas de livros importantes que abordam esse tema e que ajudam a desconstruir esse tabu sobre o suicídio:
Suicídio e Luto – Histórias de filhos sobreviventes (Karina Okajima Fukumitsu - 2013)
Os Treze Porquês (Jau Asher - 2009)
Reconstruindo Amelia (Kimberly McCreight - 2014)
A Playlist de Hayden (Michelle Falkoff - 2015)
Por Lugares Incríveis (Jennifer Niven - 2015)
Como Eu Era Antes De Você (Jojo Moyes - 2012)
Um filme que pode desconstruir esse preconceito e que além disso, mostrar para as pessoas um pouco mais da realidade de uma jovem que sofre cyberbullying, é o filme – Bullying Virtual (Cyberbully).
Esse filme conta a história de Taylor Hillridge (Emily Osment), uma garota que após ganhar o seu primeiro computador e se tornar membro de uma rede social, começa a sofrer cyberbullying de uma forma excessiva e brutal. É um filme muito aclamado pela crítica americana e vale muito a pena assistir.
''A cada quarenta segundos, alguém no mundo se suicida. A cada quarenta segundos, quem fica tem de lidar com a perda. (...) Muitas vezes, transtornos mentais e emocionais não são diagnosticados porque a pessoa com os sintomas sente vergonha, ou porque pessoas próximas não conseguem ou escolhem não reconhecer os sinais. (...) Se você acha que algo está errado, fale. Você não está sozinho. Não é a sua culpa. Existe ajuda pra você.''
Essa luta e de todos nos!!!!
Estamos todos juntos nessa ❤️
❤️❤️❤️🍃
Oi debi
Rs