SETEMBRO AMARELO: O MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.
- Fabio Filho
- 5 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de ago. de 2019

Setembro amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio realizada desde 2014, no intuito de realizar debates e propiciar informações acerca de fatores de risco, prevalência e impacto que este fenômeno ocasiona. Desde o ano de sua fundação, locais públicos e particulares vem sendo identificados com a cor amarela que lhe caracteriza, além de distribuir folders informativos e realizar debates visando sua prevenção.
Ainda no final do século XIX, Emile Durkheim já havia se interessado pelo fenômeno do suicídio. Segundo o trabalho do referido Sociólogo, fatores culturais e sociais representam grande parte dos fatores desencadeantes do suicídio. Conforme observado por Durkheim, estabilidade financeira, status social e a possibilidade de ter descendentes a quem transmitir a cultura e valores apreendidos seriam fatores de prevenção para o suicídio, enquanto a falta destes elementos representariam um potencial fator de risco. Atualmente, estima-se que outros fatores como o diagnóstico de certos transtornos mentais e uso nocivo de substâncias psicotrópicas possam somar-se a tais fatores de risco.
A discussão sobre o tema “Suicídio” é de grande importância uma vez que produz enorme impacto social afetando muitas vidas e por isso não deve ser um assunto silenciado mas sim cada vez mais um assunto abordado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o suicídio tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas, sendo uma das dez principais causas de morte. Neste ano a campanha da ONU para prevenção ao suicídio tem como lema: “Doe um minuto de seu tempo. Mude uma vida”.
De acordo com a Organizações das Nações Unidas (ONU) (2017):
• Aproximadamente 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano.
• Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral.
• O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
• 78% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda.
Estes números assustam? Você pode ajudar para que mais mortes sejam evitadas. O que sabemos é que quanto mais falamos sobre o tema mais esclarecemos as dúvidas e tabus mais conscientizaremos a população sobre a prevenção ao suicídio. E todos podem fazer essa prevenção, se você sabe ou consegue alguém que está em sofrimento escute-a, suicídio não é bobagem ou frescura é coisa séria e se a pessoa pensou nessa possibilidade é porque algo em sua vida não vai bem! Encaminhe a profissionais especializados que podem ser: psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros etc para a pessoa receba cuidados e orientações sobre o que está sentido. Falar é a melhor solução!
Para mais informações sobre o tema consulte:
Campanha de conscientização sobre suicídio da ONU: https://nacoesunidas.org/campanha-da-onu-busca-conscientizar-populacao-sobre-prevencao-ao-suicidio/
Cartilha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP): "Suicídio: Informando para prevenir": https://www.cvv.org.br/wp-content/uploads/2017/05/suicidio_informado_para_prevenir_abp_2014.pdf
Livro do Conselho Federal de Psicologia (CFP): "Suicídio e os desafios para a Psicologia": https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Suicidio-FINAL-revisao61.pdf
<3
Olha eu de novo kkk
Faz resenha literaril
👀
Minha melhor amiga sofre de depressão, estou sempre do lado dela 😍😍😍